O Início.



Ok, o início. O início de qualquer coisa é sempre complicado, mas não é possível prosseguir sem ele (dã!).

Primeiramente gostaria de me apresentar.  Prazer, sou Thiago! Mineiro e descendente de italianos, assim como muitos de vocês que lerão este texto :)

Resolvi começar este blog para desmitificar um pouco o direito à cidadania italiana, sobretudo o direito de sangue, chamado Jus Sanguinis, que é o direito à cidadania transmitido a partir de nossos antepassados. Muitas pessoas me perguntam sobre o processo, quais documentos precisa apresentar, qual o tempo, entre outras várias perguntas, então veio a ideia de juntar todas essas informações aqui neste blog para facilitar!

Faz cerca de 3 anos que estou envolvido no mundo da cidadania italiana, quando comecei a juntar os documentos necessários e estudar sobre o processo, digamos, bem burocrático mas não impossível. Ainda não finalizei o meu processo, mas depois de tanto estudar me sinto no direito de ajudar aqueles que, assim como eu, são interessados em terem seu direito de sangue guiando no caminho das pedras. Este blog pra você que quer entrar neste mundo magnífico mas ainda não sabe como 😉

Antes de tudo, coloque isso na sua cabeça: você é italiano! Pela lei italiana, todos os descendentes de italianos que moram em qualquer parte do mundo são italianos, então você também faz parte deste grupo! O que você precisa fazer é reconhecer a sua cidadania, que é provar para o governo italiano que você de fato descende de italianos!

"Ok, Thiago, mas o que preciso pra fazer isso!?"

Em linhas gerais: basicamente provar a sua linhagem através de documentos oficiais, comprovando a linhagem direta do italiano até você! São necessários registros de nascimentos, casamentos e óbitos de todos os seus ascendentes até o seu antenato (o seu ascendente italiano, que lhe transmite o direito). Simples né? Não é bem assim...existem diversas entrelinhas e asteriscos que vou descrever ao longo do tempo neste blog, então fique atento!

Seja bem vindo ao L'itálica!

Arrivederci!

Thiago Detomi

Comentários